Resenha: A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581635040
Ano: 2014
Páginas: 192

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.



"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar."
Posso dizer que, mesmo com todos os livros que eu já tenha lido na minha vida, foram poucos que me deixaram sem palavras. Isso aconteceu durante a minha leitura de A Máquina de Contar Histórias.
Com 4 livros já publicados em edição independente, nunca tinha lido nada do autor. O conheci em alguns eventos literários que fui, mas só tive o prazer de conhecer sua escrita através do quinto livro - A Máquina de contar Histórias, publicado pela editora Novo Conceito.

Este livro é um poço de conhecimento sobre tudo: literatura, amor, perda, dor, autoconhecimento, amizade, companheirismo e muito mais. Sabe quando você fica desde a primeira página, segurando as lágrimas, teimando em não se envolver? Pois é... fiz isso durante as 6 horas seguidas que li este livro! Maurício descreve com maestria todos os sentimentos de seu protagonista e de suas filhas.
"- Tudo o que eu sempre fiz foi por vocês.
- Eu percebi. No meio de uma festinha cheia de gente babando seu ovo e a mãe das suas filhas lá, morrendo sozinha..."
Vinícius é um autor best-seller, no dia do lançamento de seu décimo livro, sua esposa falece devido a uma doença que já a acometia há 4 anos. Vinícius larga tudo para chegar a tempo no enterro, mas de que adianta, se nos últimos anos, ele foi ausente para sua esposa que tanto amava e suas filhas?
Valentina, a filha mais velha, nutriu um ódio por sua ausência. Vida, a mais nova, ainda é muito criança e não entende realmente o que está acontecendo. Vinícius terá que reconquistar suas filhas para conseguir se perdoar. Mas, estarão elas dispostas a perdoar a ausência do pai?

No começo, achei que não conseguiria m envolver com o enredo por causa do temperamento de Valentina. Mas, aprendi, junto com Vinícius, a respeitar seus acessos de raiva e suas supostas razões. Vinícius pode não ter estado por perto, visto suas filhas crescerem, mas é certo que ele as ama e quer reconquistar a confiança delas!
"Um ritual ensaiado à exaustão para algo em que, no íntimo, Vinícius sempre acreditou: escrever era um exercício, e, uma vez aplicada as técnicas, não tinha como dar errado."
A narrativa é em terceira pessoa, pelo ponto de vista de Vinícius e me surpreendeu com a profundidade das palavras escritas. São personagens únicos e marcantes, que passam algo de si para o leitor. Principalmente para nós que amamos ler, vamos encontrar em cada página, um pouco da nossa literatura e nossas músicas.

A editora caprichou na edição! A capa é linda e reflete bem o enredo do livro, a diagramação também está muito bonita, com bom espaçamento entre as letras, títulos com números, detalhes de letras e um botão de "pausa". Creio que tenha sido um dos melhores nacionais que já li. Fugindo totalmente do gênero que amo (fantasia), A Máquina de Contar Histórias tem tudo para entreter, divertir e fazer o leitor amar cada página! Super recomendo!
"-Papai, você é famoso? - Vida perguntou.
- Não fadinha. Não sou não. Mas, se vocês duas virarem minhas fãs, eu vou ser o homem mais famoso e feliz do mundo."


27 comentários

  1. Que demais!!! Fiquei com muita vontade de ler... Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado do livro e conpartilhado isso aqui no Blog. Eu conheci o autor na bienal daqui de onde moro. Mas ainda não tive a oportunidadr de ler algo dele.

    A resenha me esclareceu bem do que se tratava o livro, eu não tinha conhecimento do assunto ainda, e fiquei curiosa sobre a vida do personagem e suas filhas, a história deve realmente retratar a dificuldade da reaproximação de Vinícius com sua família.

    Xoxo - otima resenha

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Já li este livro mas não achei tão lindo assim, é uma leitura rápida mas sem grandes emoções pelo menos para mim foi assim. Mas se você gostou tanto deste se prepara para morrer nos outros porque definitivamente são muito melhores que esse.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ana, esse parece ser um livro sensível para um leitor sensível… <3
    Parabéns pela bela resenha. Poucas pessoas conseguiriam abstrair tamanha beleza em tão poucas páginas lidas. Eu tenho esse livro por aqui e, assim como você, farei dele o meu primeiro contato com os escritos do autor. A sorte é que já possuo outro livro – em versão digital – que o próprio autor me presenteou durante uma promoção relâmpago (rs). Se gostar da escrita dele, terei novas fontes nas quais beber (haha).

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O livro tem muitas resenhas positivas por aí, e a capa é definitivamente divina. Eu adoro a sinopse, realmente me instiga muito, e depois de todos os comentários é impossível não ficar curiosa com ele. A história me parece bastante comovente e envolvente, acho que vou chorar litros lendo hahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!
    Gostei da história!
    Parece ser o tipo de livro que nos faz refletir sobre a vida e se estamos dando valor as pessoas que estão nela :)
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas quero muito. Já conheço a escrita do autor e sei que ele tem uma forma maravilhosa de pisar nos nossos corações e tirar o nosso chão no final *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá. tudo bem??

    Eu estou com esse livro em casa... tive o prazer de conhecer o autor na Bienal aqui em São PAulo em 2014 e comprei o livro já autografado... sempre que leio resenhas desse livro, fico cada vez mais impressionada e querendo ler cada vez mais... quero sentir os que os leitores sentem ao lê-lo... achei a sua resenha bem inspiradora... fiquei com vontade de pular ele na frente de alguns livros... Xero!

    ResponderExcluir
  9. De todos os livros do autor, Maquina de contar história foi o única que não me interessou, o enredo tem um chamariz, mas para mim, infelizmente falta algo, sou um pouco chata com certos estilos literários, por isso acabo passando esse livro. No entanto, gostei da resenha e mesmo não tendo intensão de ler o livro, foi bom conhecer sua visão sobre o mesmo.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é de morrer de amores né? Principalmente da pequena Vida... gente, como pode ser tão fofa? O Maurício tem o poder de deixar o leitor tão entregue ao ponto de querer mais e mais... eu sempre fico louca pra ler quando ele lança algo novo, é tão bom :D

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro e essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi essa história super emocionante.

    ResponderExcluir
  12. Bem interessante o livro, é um tema muito atual, pois alguns trabalham tanto para ter sucesso profissional que acabam de cuidar de quem mais amam! bjos

    ResponderExcluir
  13. Ai que lindo! Fiquei com muita vontade de ler *-*
    Adoro esses livros que nos faz refletir. Já quero!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  14. nossa,pensei que fosse um livro bobinho até bem infantil
    amo estar errada depois de ler sua resenha fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  15. Olá querida, como vai?
    Já vi resenhas maravilhosas sobre este livro e com isso fiquei bem curiosa para ler. Fico feliz que a sua resenha tenha sido bem positiva. Principalmente por ser um livro nacional.
    Mas enfim, adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Essa também foi minha primeira experiência com o autor e gostei bastante da leitura. Me emocionei, senti raiva e tive outros sentimentos conflitantes. É uma narrativa que fala também da importância da família e dos momentos bons da vida.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Essa foi a segunda experiência com o autor, que por sinal minha leitura predileta dele, acredito por te esse tema que gosto tanto que são livros, e o personagem principal sendo um famoso escritor.
    Enfim amei essa história e concordo com você sobre o capricho da editora e a escolha da capa.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Oiee.
    Gostei deste livro, mas não tanto quanto gostei dos outros. Achei este meio forçado, mas os outros são ótimos

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  19. oii, tudo bem?
    esse livro parece ser lindo mesmo, e você realmente devorou! Tudo bem que é fininho, mas pra ler em 6hr, só livro bom mesmo, rs.
    Eu tenho muita vontade de ler, e ver como esse pai ausente vai reconquistar suas filhas. Histórias assim são sempre muito profundas
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. É nacional meu amor, então já amei e quero ler...o livro que é bem falado na blogosfera viu!!!! Aliás, todos os livros do Gomyde são bem falados e espero lê-los um dia, em especial esse e espero curtir muito tanto quanto você curtiu.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Até agora, só li um livro do autor, que foi o "O Rosto que Precede o Sonho", e vi tudo o que você disse em relação a escrita dele. Ele sabe conduzir uma trama e deixar os leitores bem próximos das suas personagens. Até as personagens "chatinhas", como essa Valentina, tem seu valor. Enfim, mais um livro do autor que vou querer ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Desde o lançamento, estou louca para ler esse livro, mas parece que a sorte não anda a meu favor. confesso que toda essa vontade de lê-lo se devia, em grande parte, a essa capa maravilhosa. Ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro (fujo de resenhas quando quero muito ler algo), mas fiquei encantada com a enormidade de sensações que essa leitura promete proporcionar.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas a capa e maravilhosa.. gostei muito da sua resenha..
    ansiosa para ler!!

    ResponderExcluir
  24. Ana, eu li esse livro em um dia... não consegui desgrudar... Maurício teve uma sensibilidade incrível ao escrever esa trama...me envolvi completamete com a história e os personagens... Lindo demais.. Fopi um dos melhores livros nacionais que li ano passado... recoemndo.
    bjs e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  25. Eu sou apaixonada pela capa desse livro *-* é tão liiiiinda *-* e ja adorei ele, preciso ler *-*
    e estou apenas apaixonada nessa frase "Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar." <3

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu amei esse livro. O Maurício escreve muito bem e prende o leitor do começo ao fim.
    Amei o final da história, o amor que envolveu os personagens foi lindo.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Esse também foi o primeiro livro que li do Maurício e me apaixonei pela forma que ele escreve,é emocionate e também me deixou sem palavras.Todo o desenvolvimento da história é emocionante e envolvente,me emocionei em váios momentos e o final me levou as lágrimas...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Olá, agradeço pela sua visita. Deixe seu cometário também :D